Vantagens de sair da informalidade

Google Imagens

Uma das perguntas que mais rondam as pessoas que possuem uma empresa ainda clandestina é: registrar, ou não, a empresa? Afinal, quais são as vantagens e desvantagens de efetivar um registro?

Pedro Lotti, diretor da PLL, responde que registrar a empresa acarreta, sim, certos “prejuízos. Através do registro, o sistema tributário cobrará impostos, e devido aos altos valores estipulados pode parecer inconveniente. A regularização deve acarretar também na contratação de um contador. Outra despesa necessária. Por outro lado, os benefícios são ainda maiores”, diz.

Para Lotti, ter um nome exclusivo, por exemplo, que só poderá ser usado pela sua empresa pelo tempo que desejar é o primeiro ponto positivo. “Imagine que sua empresa apresente uma atividade lucrativa, com excelente crescimento. Como administrar um crescimento promissor mantendo-se na ilegalidade? No mundo clandestino, mesmo através de relações lícitas, o fato de a empresa não ser legal, acarreta um crime contra a ordem tributária”, explica o executivo.

Fonte: RHCentral