Retenção de talentos da geração Y: Como avaliá-los?

Geração Y

A geração Y, também conhecida como geração da internet, chegou com tudo no mercado corporativo. Junto com eles vieram um novo perfil de colaborador: impacientes, rápidos nas decisões, insatisfeitos e inclinados para contentamento imediato de seus anseios e sonhos, como se não tivessem tempo a perder. Essas características também trouxeram novidades para as empresas. As companhias precisam se adaptar aos novos colaboradores e adotarem novas avaliações de desempenho se quiser mantê-los dentro da empresa.

Mas como reter esses talentos se a principal característica dessa nova geração é trocar de empresa como quem troca de roupa? O segredo está não somente na avaliação de competência e desempenho, mas em a empresa fornecer um ambiente que permita que seus colaboradores se desenvolvam, exponham sua criatividade e não tenham a sensação de que não possam cometer erros. A forma como a avaliação é executada, como o feedback é dado, é fundamental para um processo transparente e se transforma em um grande passo para reter os novos talentos.

Investir nesses talentos, ou seja, retê-los, é preciso que a empresa demonstre que o jovem tenha uma plataforma de empresa, diferente de anos atrás. Hoje, os jovens procuram por reconhecimento profissional, o famoso plano de carreira, que é o principal motivo para procurarem outro emprego. Sedentos por desafios, eles vão atrás de projetos envolventes, com oportunidade de trabalharem com pessoas inteligentes e bem sucedidas; o segredo é ser tão dinâmico quanto eles e já ter na manga um novo projeto com novas responsabilidades e novos desafios.

Ressalto que a preocupação desses jovens está em buscar locais de trabalho que sejam compatíveis com seus valores sociais, que possuam um ambiente corporativo dinâmico e em constante mudança para motivá-los de diversas maneiras. Algumas idéias do que a empresa pode ter em seu ambiente para capacitação dos gestores é investir em ferramenta tecnológica que ofereça todo suporte para avaliação, um ambiente que aposte no desenvolvimento do potencial humano e, principalmente, apresentar um processo de transparência por meio da comunicação e clareza.

A geração Y está mudando o mundo de todas as maneiras possíveis, e faz com que todos mudem para se adaptar às suas necessidades e vontades. Ela chegou quietinha e vem ganhando cada vez mais espaço e atenção; não adianta corrermos, a solução é nos adaptar e aproveitar essa vontade de dominar o mundo.

Afinal, quando a mudança é para o bem ela não faz mal a ninguém!

Clube do RH

O Clube do RH surgiu das necessidades e desejos de um grupo de profissionais de Recursos Humanos que sentiam a necessidade de falar de gente, entender gente e desenvolver gente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest