Recursos Humanos na percepção dos funcionários

A área de Recursos Humanos compreende várias atividades. Em virtude disso, foi realizada uma pesquisa quantitativa, com universitários da faculdade Pitágoras de diversos cursos tecnólogos que trabalham em empresas que possuem o setor de RH, a fim de analisar as opiniões dos mesmos em relação a este setor. Foi realizado um questionário com perguntas referentes à área de RH. Depois de conhecida as opiniões e após o tratamento estatístico dos dados, concluiu-se que este setor traz contribuições para os colaboradores e para as empresas, porém, suas atividades não são muito claras para os funcionários.

Os assuntos que norteiam a área trabalhista no Brasil geram questionamentos há algumas décadas.

Para Figueira (2002) um fato determinante e histórico, que acendeu os holofotes do país, foi a criação da consolidação das leis trabalhistas em 1943 pelo então presidente Getúlio Vargas. Na época, o objetivo era acabar com atividades em regime semiescravo e estipular direitos ao trabalhador, pois as empresas, a maioria agrária, não acreditavam que as pessoas tinham um diferencial atrativo, ou seja, eram tratadas como parte de um todo, em muitos casos sinônimo de máquinas.

Figueira (2002) acrescenta ainda que, o mundo bipolar mudou a ótica das empresas que motivadas pelo avanço tecnológico, nas décadas de 70 a 90, passaram a reter funcionários com potencial técnico. Esses eram qualificados e ofereciam algo de diferente em relação aos demais, no entanto, ainda foram tratados como recurso.

Atualmente as empresas, em busca de um diferencial, desenvolveram métodos para se manterem atualizadas no mercado, mas em pouco tempo perceberam que haviam esgotado as fontes de investimento. Nesse momento os funcionários passaram a ser o principal meio de investimento. Os empresários, em muitos casos, investiram nas pessoas que passaram a ser denominadas colaboradores.

Assim o problema de pesquisa do presente trabalho é: Qual a percepção dos colaboradores a respeito do setor de RH dentro da organização?

Tal tema se reveste de vital importância visto que, de acordo com a imagem que os funcionários possuem deste setor, o posicionamento dos mesmos pode variar.

De acordo com essas informações, o objetivo geral da pesquisa é analisar a importância do setor de RH na visão dos funcionários. Como objetivos específicos pretende-se obter uma definição de Recursos Humanos, identificar as maiores contribuições que este setor proporciona às pessoas, saber se as pessoas sabem quais são os papéis desse setor, as principais características de um bom gestor de RH e as opiniões acerca deste setor. (Continue lendo o restante da pesquisa AQUI)

FONTE: Administradores