Programa de apoio ao desempregado viabiliza 84 novas vagas de emprego

Google Imagens

Secretaria do Trabalho, por meio do programa Bolsa Auxílio ao Desempregado (BAD), conseguiu inserir 84 pessoas no mercado formal de trabalho em 2012. O total de alunos matriculados foi de 950, o que representa um percentual de 9% do número de inscrições. Na comparação com 2011 (1.047 matriculados e 95 colocados no mercado de trabalho), o resultado é o mesmo: 9%.

Na opinião da coordenadora do BAD, Elaine Ribeiro da Silva, esse aproveitamento só não é maior em virtude da diversidade de pessoas que participam do programa. Segundo ela, muitos dos inscritos são moradores de rua, ex-presidiários, mulheres com muitos filhos, com mais de 40 anos de idade ou com problemas de saúde. “A maioria dessas pessoas prefere trabalhar informalmente e tem grande dificuldade para arrumar emprego”, avaliou.

Trabalhos comunitários

Criado em 2001, o BAD proporciona ocupação, bolsa-auxílio de R$ 200 por mês, cartão-alimentação no valor de R$ 70, vale-transporte e seguro para acidentes pessoais. Além disso, os bolsistas recebem formação permanente de qualificação profissional, incluindo noções básicas de saúde pública, educação ambiental, cidadania, auto-gestão e cooperativismo.

Em parceria com a Secretaria de Educação, o programa propicia a alfabetização e, com as Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos (Faculdades de Guarulhos), a elevação de escolaridade e orientações para geração de renda.

Os participantes seguem uma rotina de trabalhos comunitários durante o período de 12 meses (que poderá ser prorrogado por mais três). Duas vezes por semana passam em salas de aula, enquanto nos outros três dias da semana realizam atividades voltadas à comunidade, como manutenção de praças públicas e de parques, pintura de faixa de pedestres, entre outros serviços. A carga horária é de quatro horas, das 8h às 12h ou das 13h às 17h.

Serviço

O Bolsa-Auxílio ao Desempregado é um programa permanente da Secretaria do Trabalho e oferece cerca de 1,2 mil bolsas.
Mais informações pelos telefones 2475-9716 / 2475-9718.

Via: Guarulhos Online