Os salários para 24 cargos de engenharia no Brasil em 2016

size_810_16_9_jovem-engenheiro

Apesar da crise, o mercado de trabalho para engenheiros continua oferecendo boas oportunidades, sobretudo para profissionais que se destacam por certas características comportamentais. Ainda que o conhecimento técnico continue sendo obrigatório, a conduta pessoal se torna diferencial para quem trabalha na área.

“As empresas querem o extremo oposto do que se imagina de um engenheiro, isto é, o estereótipo de uma pessoa fechada, introspectiva”, explica Maria Sartori, gerente de divisão da consultoria Robert Half. “As características mais buscadas são facilidade de comunicação, bom relacionamento interpessoal e capacidade de ouvir, compreender e levar em consideração os outros departamentos que compõem o negócio”.

Segundo o novo guia salarial da Robert Half, um dos campos mais quentes para engenheiros brasileiros no momento é supply chain. Além de fazer a ligação entre as diversas partes da empresa, o profissional da área é estratégico para reduzir custos, seja na logística, seja na negociação com fornecedores. Isso explica a boa empregabilidade e a alta remuneração para a carreira, que pode chegar a 50 mil reais mensais para diretores.

Outro destaque, de acordo com o levantamento, é o setor de vendas técnicas. “O engenheiro que atua na área precisa ter conhecimentos técnicos e habilidades comerciais de ‘caçador’, para sair a campo, prospectar e conquistar novos clientes”, explica Sartori. “Com o momento difícil para a economia, as empresas tentam gerar novas fontes de receita roubando market share da concorrência, e pagam bem quem consegue ajudá-las nisso”.

A especialista afirma que a área de melhoria contínua também oferece boas oportunidades para engenheiros e deve crescer em 2017. Com um olhar técnico, o profissional da área analisa a cadeia produtiva das empresas e sugere mudanças para aumentar sua produtividade. O setor está em alta sobretudo porque permite reduzir custos — uma necessidade sentida com força na crise.

Clique para ver os salários para 24 cargos em engenharia no Brasil, segundo a Robert Half, em áreas como infraestrutura, projetos, indústrias, serviços e supply chain.

Fonte: Exame

Clube do RH

O Clube do RH surgiu das necessidades e desejos de um grupo de profissionais de Recursos Humanos que sentiam a necessidade de falar de gente, entender gente e desenvolver gente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest