Os erros mais comuns na comunicação de mensagens urgentes

size_810_16_9_whatsapp
Google Imagens

* Escrito por Diogo Arrais, professor de Língua Portuguesa do Damásio Educacional

Com a expansão tecnológica, percebe-se um paradoxo na comunicação: a criação e a extinção de fronteiras. Como exemplo, líderes e colaboradores, empresas e clientes podem receber – em segundos – a confirmação de recebimento de uma mensagem. Mais que isso, podem saber se o destinatário leu tal texto.

Apesar de tal facilidade, uma grande fronteira pode ocorrer pela falta de sensatez comunicativa. Como na língua falada, o diálogo digital exige cuidados, como pontuação, concordância, devida conjugação verbal e, principalmente, bom-senso. Para se evitar uma possível tragédia comunicativa, vejamos alguns pontos:

1. Em ferramentas de mensagens urgentes, como o Whatsapp, procure não enviar textos “quebrados”; reúna as informações em um único parágrafo apenas e aguarde a resposta.

2. Como estamos sendo constantemente observados pelo conteúdo de nossas mensagens, não exagere no “internetês”, mesmo nas mensagens urgentes. Revise sempre o texto, releia-o, retire o excesso e elimine possíveis ambiguidades, a fim de ser coerente com sua postura.

3. Sem a devida permissão, não inclua líderes ou colaboradores em grupos virtuais de amigos;

4. Na situação profissional, evite o envio de mensagens, fotos ou vídeos repassados, mesmo com belíssimo significado poético ou religioso;

5. Ícones emotivos em excesso são ruídos e tornam o texto muito infantil;

Apesar disso, não se está aqui defendendo o preciosismo; não são “oito” nem “oitenta”; a grande questão é ser sociável e alcançar os objetivos por meio de um determinado texto. Por isso, conheça o máximo possível seu interlocutor, seu destinatário, evitando receber a desagradável frase “você foi bloqueado!”.

Fonte: Exame