A origem inusitada de 5 palavras em português

size_810_16_9_mulher-e-livrosEm Língua, nomes de pessoas ou entidades podem tornar-se palavra. No texto desta semana, veremos a origem de algumas dessas curiosas expressões.

CUPIDO
A expressão “dar uma de cupido”, que significa arrumar um par romântico para alguém, é uma alusão ao deus romano do amor. Equivalente ao deus grego Eros, Cupido é geralmente representado pela figura de um menino nu, com asas, carregando arco e flecha.

DISCÓRDIA
Filha da Noite, Discórdia era a deusa romana do mal, tanto que carregava um punhal e uma víbora em uma das mãos. Envolveu-se em tantas desavenças entre os deuses que acabou expulsa do céu por Júpiter.

ECO
Proveniente do grego “echó”, corresponde ao nome de uma ninfa chamada Eco. Ela aprontou uma confusão com Hera, mulher de Zeus. Como castigo, foi proibida de conversar com outras pessoas. Pior: passou a repetir as últimas palavras que ouvia.

HERMÉTICO
É uma referência a Hermes, o mensageiro dos deuses. Os alquimistas diziam que ele teria escrito diversos textos, revelando segredos sobre ciências ocultas, que só eram compreendidos por especialistas. O adjetivo “hermético”, portanto, pode se referir a textos difíceis de entender – quase obscuros.

No próprio Aurélio, remete ao que é inteiramente fechado, de maneira que não deixe penetrar o ar (vaso, janela etc.). De compreensão muito difícil.

HIPNOSE
Deve seu nome a Hypnos, que era o deus do sono e também pai de Morfeu, o deus dos sonhos.

Aos que curtem a Etimologia (o estudo das palavras, de sua história) sugiro sempre alguns bons dicionários, como o Caldas Aulete, o Houaiss (meu preferido), o Aurélio (versão digital, em aplicativo), as obras de Deonísio da Silva e o Guia dos Curiosos, de Marcelo Duarte.

 

Fonte: Exame

Clube do RH

O Clube do RH surgiu das necessidades e desejos de um grupo de profissionais de Recursos Humanos que sentiam a necessidade de falar de gente, entender gente e desenvolver gente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest