O segredo da credibilidade é saber usar o poder de influência

Google Imagens

Uma das questões que ficam, muitas vezes, sem respostas na cabeça de alguns líderes é como conseguir conquistar a tão desejada credibilidade. Para Vera Martins, consultora, pedagoga e professora, novos padrões indicam que a credibilidade não é imposta, ao contrário, é conquistada pela confiança que o outro deposita em você. “O segredo da credibilidade está na maneira de usar o seu poder de influência”, explica.

Vera Martins, em seu artigo “Liderança assertiva é questão de sobrevivência”, conta que a credibilidade do líder assertivo é sustentada pela qualidade das suas relações interpessoais nas quais o time se sente confortável em concordar e discordar de suas ideias, e se sente livre para decidir quais serão suas escolhas, sem perder de vista os objetivos a serem atingidos. “Estamos falando do diálogo genuíno baseado no respeito às individualidades”.

De acordo com a consultora, o estilo de liderança assertiva continua sendo o mais indicado para a gestão de empresas e equipes em tempos de retomada de crescimento econômico, já que os líderes passaram a ser mais cobrados por resultados depois da crise financeira global. “As empresas se viram obrigadas a buscar redução de custos, a eliminar desperdícios e a obter mais acertos e mais lucratividade”, diz.
Fonte: RHCentral