O que pensa o executivo brasileiro?

Executivo Brasileiro

Pesquisa revela que os profissionais de média e alta gerência julgam ter liderança e bom relacionamento interpessoal, mas precisam estudar mais

Qual é a percepção dos executivos brasileiros com relação às suas próprias características? Em recente pesquisa, a Michael Page, empresa de recrutamento especializado, constatou que 83% dos entrevistados consideram que liderança e relacionamento interpessoal são as características os tornam aptos a assumir posições desafiadoras ou a conseguir promoções em um curto prazo.

Realizada com mais de 1200 profissionais de diversos setores no Brasil, o levantamento mostrou que os pesquisados também confiam em suas experiências e formações acadêmicas. Confira as opiniões:

– Tenho espírito de liderança e bom relacionamento interpessoal: 83%
– Tenho grande experiência na minha área de atuação: 75%
– Tenho excelente formação acadêmica (idiomas, pós-graduação, MBAs): 50%
– Tenho perfil empreendedor e visão holística: 41%
– Falo 1 ou mais idiomas, além do nativo: 25%
– Possuo experiência no exterior: 25%
– Conheço profundamente a empresa em que trabalho e o mercado do meu setor: 16%

Os executivos apontaram ainda quais são as características que precisam desenvolver ou aperfeiçoar em seus perfis. Mais de 62% dos pesquisados enxergam a necessidade de acumular experiência nas posições que ocupam. Além disso, fazer um MBA e estudar um segundo idioma aparece em metade das respostas. Os demais desejam fazer um curso específico (37%) e trabalhar um período no exterior (25%).

De acordo com Sergio Sabino, diretor de marketing do grupo Michael Page para a América Latina, esta pesquisa é uma importante ferramenta para auxiliar as áreas de recursos humanos a definirem seus planos de desenvolvimento e retenção, bem como traçar planos mais assertivos de carreira para seus principais executivos. “Em diversas ocasiões, a percepção que a empresa tem do que é importante pode não estar alinhada com as expectativas dos executivos”, conclui o diretor.

Fonte: Você RH