O empreendedor encontrou uma maneira de reter seus melhores funcionários?

Google Imagens

Para reter talentos é necessário criar um ambiente motivante, desafiador e cheio de oportunidades”

*Por Karina Garcia

Como conseguir manter os funcionários sempre satisfeitos? Essa questão é uma das mais discutidas pelos gestores e líderes. Um dos maiores desafios de uma empresa é identificar os jovens talentos e ter preocupação e agilidade para conseguir mantê-los satisfeitos, evitando a perda de colaboradores de qualidade.

Para reter talentos é necessário criar um ambiente motivante, desafiador e cheio de oportunidades. O investimento em política de valorização, avaliações de feedback e um modelo de gestão de desempenho claro e bem estruturado fazem com que os funcionários se sintam respeitados e valorizados.

Destacaria algumas regras extremamente importantes para retenção de talentos, tais como:

1) sempre envolver seus funcionários em grandes desafios profissionais;
2) possuir um plano de carreira estruturado;
3) dar autonomia para tomadas de decisão;
4) ter uma remuneração compatível com o mercado e variáveis por meritocracia;
5) investir em pessoas, educar e treinar continuamente;
6) ter um coaching para melhor direcionamento de carreira.

Não deixe de comemorar com os seus funcionários uma meta alcançada, repute a eles o fato que lhes cabe e compartilhe as vitórias e conquistas da companhia com todos os colaboradores, sem distinção de cargo.

Dê autonomia, coloque o seu funcionário talento no “fogo”, dê a ele uma missão, aponte como um dos primeiros de muitos desafios, acompanhe o seu resultado e o incentive dizendo o quanto você aposta e acredita em seu potencial.

As pessoas precisam sentir que o que elas fazem tem valor, que são vistas e que tem alguém cuidando e se preocupado com o que elas fazem.

Nunca se esqueçam que crescimento e sucesso começam com pessoas.