Mercado de Trabalho continua aquecido

Divulgação

Fevereiro registra recorde de criação de empregos, mas as empresas estão demitindo mais do que nunca.

por Caroline Santana

O Ministério do Trabalho e Emprego divulgou os dados sobre geração de postos de trabalho no País em Fevereiro de 2011. Mais de 280 mil novas posições com carteira assinada foram criadas no período, resultado 34% superior que o último recorde, o de 2010 (209.425 empregos). O Ministro Carlos Lupi anunciou também que o setor de Serviços foi o que mais se destacou nessa expansão, puxado pelo Turismo e Hotelaria, impulsionados pelo Carnaval.

O Ministro destacou ainda que as cinco regiões brasileiras tiveram saldo recorde de geração de empregos, e que dos 27 estados da federação, 15 apresentaram resultados positivos. O número de trabalhos formais com carteira assinada foi mais um dado evidenciado por Lupi: 448.742 postos no primeiro bimestre de 2011.

Diante desse cenário positivo, chamou atenção a fala do ministro a respeito das admissões e desligamentos, que totalizaram 1.797.217 e 1.516.418, respectivamente: “As empresas estão contratando mais do que demitindo, mas não deixaram de demitir, e estão demitindo mais do que nunca”. Lupi completou sua afirmação ao dizer que quanto mais aquecido estiver o mercado, maior será a rotatividade de mão-de-obra, e mais benefícios de Seguro-Desemprego o governo terá que pagar.

O Ministério do Trabalho está estudando a possibilidade de criar um novo modelo de qualificação profissional para trabalhadores beneficiários do Seguro-Desemprego, a fim de evitar que se burle o programa a partir de acordos em que o patrão demite o trabalhador, que continua a trabalhar sem carteira assinada e recebendo o seguro.

Fonte: VocêRH