Marketing tem profissionais mais escassos do mercado

Imagem Divulgação

Analistas de Marketing digital, e-commerce, gerenciamento de categoria e de inteligência de mercado estão entre os perfis procurados pelas empresas

O Marketing tem os profissionais mais escassos do mercado. No ranking com os 12 cargos com maior dificuldade para serem preenchidos elaborado pela Page Personnel, a área ocupa três lugares.

Os cargos analista de Inteligência de Mercado, de Gerenciamento de Categorias e de Marketing Digital e E-commerce aparecem nas sexta, sétima e oitava posição, respectivamente. Mesmo oferecendo salários que chegam a R$ 7 mil, as companhias levam entre 60 e 90 dias para contratar profissionais qualificados para tais funções.

Um analista de Inteligência de Mercado tem por função municiar as áreas de Marketing e Vendas com informações referentes aos mercados, levantando e analisando o posicionamento estratégico da empresa e apontando eventuais possibilidades de obtenção de vantagem competitiva. Nestes casos, os salários variam entre R$ 5 mil e R$ 6 mil.

Para quem atua com Marketing digital, é preciso ter habilidade para liderar projetos com desenvolvimento e administração de conteúdo de websites de e-commerce e campanhas de mídia online. As vagas oferecem entre R$ 4,5 mil a R$ 5,5 mil.

Os analistas de Gerenciamento, responsáveis por informações sobre o consumidor e as novas práticas de mercado, recebem entre R$ 5,2 mil e R$ 7 mil. A área comercial também tem problemas na hora de contratar: um vendedor técnico leva até 120 dias para ser selecionado. Veja a lista completa abaixo:

Profissional

1. Supervisor de Produção
  2. Técnico de Campo (manutenção eletromecânica)
  3. Consultor em Engenharia
  4. Vendedor Key Account Sênior
  5. Analista de Revenue Management
  6. Analista de Inteligência de Mercado
  7. Analista de Gerenciamento por Categoria Sênior
  8. Analista de Marketing Digital / E-commerce
  9. Demand Planning (Planejamento e Demanda)
  10. Projetos Logísticos