Mais de um conhecido pratica ou praticam; qual é o certo?

size_810_16_9_homem-duvida

*Escritor por Diogo Arrais, professor do Damásio Educacional

Caro leitor, mais de um conhecido meu “pratica” ou “praticam”? Em uma questão de concurso público, o examinador fez questão de abordar concordância da seguinte forma:

Assinale a alternativa que preenche, respectivamente, as lacunas do enunciado a seguir, observando a concordância nominal e verbal de acordo com a norma-padrão.

Mais de um conhecido meu não ____________ gentilezas, infelizmente. Para alguns, certos gestos _____________ coisa de idiota, de gente _______________ fora de moda. Com esses, é ______________ paciência.

(A) pratica … constitui … meia … necessário
(B) pratica … constituem … meio … necessário