Mais de um conhecido pratica ou praticam; qual é o certo?

size_810_16_9_homem-duvida

 

*Escritor por Diogo Arrais, professor do Damásio Educacional

Caro leitor, mais de um conhecido meu “pratica” ou “praticam”? Em uma questão de concurso público, o examinador fez questão de abordar concordância da seguinte forma:

Assinale a alternativa que preenche, respectivamente, as lacunas do enunciado a seguir, observando a concordância nominal e verbal de acordo com a norma-padrão.

Mais de um conhecido meu não ____________ gentilezas, infelizmente. Para alguns, certos gestos _____________ coisa de idiota, de gente _______________ fora de moda. Com esses, é ______________ paciência.

(A) pratica … constitui … meia … necessário
(B) pratica … constituem … meio … necessário
(C) praticam … constitui … meio … necessário
(D) praticam … constituem … meia … necessária
(E) pratica … constitui … meio … necessária

 

Nosso grande mestre Evanildo Bechara, em sua Moderna Gramática Portuguesa, preconiza que “depois de mais de um o verbo é em geral empregado no singular, sendo raro o aparecimento de verbo no plural”. Veja duas orações de Alexandre Herculano:

“… mais de um poeta tem derramado…”
“Mais de um coração de guerreiro batia apressado…”

Apesar dessas comuns construções, quando houver a reciprocidade de ação (verbos que implicam troca ou permuta entre duas pessoas ou grupo), o verbo deve ir para o plural:

“Mais de um deputado cumprimentaram-se.”
“Mais de um senador, após o encontro, agrediram-se.”

Ademais, de acordo com Sacconi, com a expressão “mais de um” e ideia coletiva, com nome no plural, o verbo também irá para o plural:

“Mais de um bando de políticos foram presos ontem à noite.”
“Mais de uma esquadrilha de discos-voadores apareceram nos céus.”

Na citada questão de concurso público, pois, o verbo “pratica” deve ficar no singular (sem a ideia de reciprocidade); o verbo “constituem” deve concordar com a expressão pluralizada “certos gestos”; como advérbio, “meio” é invariável; por fim, como “paciência” não foi determinado (por artigo, por exemplo), o termo “necessário” permanece no masculino e no singular. Sendo, assim , a resposta correta é letra B.

 

Fonte: Exame

Clube do RH

O Clube do RH surgiu das necessidades e desejos de um grupo de profissionais de Recursos Humanos que sentiam a necessidade de falar de gente, entender gente e desenvolver gente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest