Inclusão de deficientes para o mercado de trabalho

Imagem Divulgação

No mês em que a ONU celebra o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a John Deere tem um motivo a mais para comemorar. A empresa realizará, no dia 14 de dezembro, em Montenegro (RS), a formatura de dez pessoas com deficiência mental no curso de auxiliar de linha de produção.

O projeto, fruto de uma parceria com o Senai, foi dividido em duas etapas. Na primeira, os alunos tiveram um ano de curso teórico ministrado pelo Senai, de setembro de 2011 a agosto de 2012. Na segunda, eles aprenderam a profissão na prática, na fábrica de Montenegro da John Deere. “Eu estou muito satisfeito e muito feliz com o meu trabalho”, diz Luciano Passos, aluno do curso deste ano.

Para a John Deere, que sempre incentivou a diversidade, a inclusão não é apenas uma questão de convivência, mas uma forma de aprendizado mútuo e de trabalho eficiente. “Estamos muito centrados em promover a formação e criar oportunidades de trabalho para as pessoas com deficiência. Queremos ensinar e aprender com elas e dar ferramentas para que elas possam produzir e ajudar a John Deere a continuar crescendo no País”, diz Edinei Schemes, gerente de Operações de Recursos Humanos para América do Sul.

A empresa tem desenvolvido excelentes projetos de inclusão. No último ano, a John Deere dobrou o número de funcionários com algum tipo de deficiência. Hoje, são cerca de 120 trabalhadores em suas unidades e o plano é que esse número aumente para 186 em 2014.

“Consegui realizar meu sonho de trabalhar e de mostrar que as pessoas com deficiência também são capazes. Eu ficava em casa até que tive a oportunidade de ingressar na John Deere onde hoje trabalho e posso ir atrás dos meus objetivos”, conta Jenifer Pereira Luzia, auxiliar de serviços no departamento de Recursos Humanos da fábrica de Catalão.

Via: RH.com.br