Formação de novos líderes ainda é deficitária nas empresas

Google Imagens

A formação de novos líderes dentro de uma organização, atualmente, é uma das dores de cabeça de muitos profissionais de RH. Isto porque este é um problema que vem dos próprios gestores pela falta de visão com relação a formação de novos líderes. Sandra Maura, diretora executiva da TOPMIND, explica que embora esses gestores estejam cada vez mais bem preparados e capacitados, a maioria ainda está mais dedicada aos seus negócios e resultados e acabam por negligenciar o ativo mais importante das organizações: as pessoas.

De acordo com a executiva, os gestores geralmente são tão cobrados por resultados que acabam voltando muito da sua atenção para o desempenho dos negócios, e negligenciando um pouco o capital humano. “Essa orientação aos resultados e os lucros são pressupostos das empresas, com certeza, mas esquecem que o caminho para chegar até lá passa pelas pessoas, em qualquer área de atividade de uma empresa. E quando não valorizados, os colaboradores tendem a ficar angustiados e decepcionados por não ter esse reconhecimento no trabalho”, diz e acrescenta que agindo dessa forma, os gestores minimizam a chance das organizações em contar com novos líderes no futuro que inovem, que busquem melhorias contínuas nos processos da organização, contribuindo, enfim, negativamente no desempenho futuro da companhia.

Para resolver este problema, citado como crônico pela executiva, o primeiro passo é contribuir na formação de líderes, além de dar suporte aos gestores das outras áreas no recrutamento e seleção de profissionais que possam fazer parte da equipe e assumir o papel de liderança no futuro. “Com o colaborador certo, fica mais fácil fazer com que essa meta seja cumprida. Cabe também ao RH, em parceria com o gestor da área, identificar na equipe os profissionais com mais capacidade para ser líder”, explica.

Fonte: RHCentral