Feedback: Ferramenta importante para o sucesso de um líder

Imagem Divulgação

Como já mencionei nesta coluna anteriormente, o feedback é uma das ferramentas mais importantes para o sucesso de um líder.

No entanto, você está preparado para fazer o feedback formal, aquele que é o retorno da avaliação de desempenho do seu subordinado? Este momento pode ser considerado uma oportunidade de melhoria de performance ao seu subordinado. A seguir, algumas dicas que lhe ajudarão neste processo.

Em primeiro lugar, reserve um ambiente adequado e sem interrupções (telefone, celular, bip etc.) para fazer a devolutiva. Relembre a avaliação de desempenho e assinale os pontos mais críticos, pense no que você irá dizer e exemplificar para o funcionário, se necessário, anote.

Esteja preparado para dúvidas do funcionário, do tipo:

•  Não entendi essa pontuação.
  •  Como meu resultado nessa competência deu tão baixo?
  •  Gostaria de entender melhor!
  •  Quanto tempo eu tenho para subir de grau nas competências?
  •  E se eu não consegui desempenhar uma meta de forma adequada por causa de algo que não dependia de mim?
  •  Que investimentos a empresa fará para ajudar em meu desenvolvimento?

O próximo passo é fazer uma breve introdução para descontrair o ambiente (Rapport). Depois, lembre o funcionário de que o objetivo de um feedback é discutir construtivamente áreas de desenvolvimento.

O feedback deve referir-se a comportamentos específicos, não genéricos. Quanto mais precisa for a informação sobre um comportamento em particular, mais efetiva ela é. Por exemplo, não significa muita coisa para alguém ouvir “você é dominador”, mas pode ficar claro se dissermos “na nossa reunião você cortou minha palavra três vezes”. Quando se fundamenta no relato de um evento, é muito mais fácil para o receptor aceitar e aproveitar a informação. Diferenças de percepção são comuns, exemplifique a sua percepção. Baseie-se sempre que possível em fatos e dados para suportar suas percepções.

Lembre-se de que um feedback efetivo equilibra imparcialidade e compaixão. Se você for muito direto, de uma maneira insensível, pode afastar as pessoas de modo que elas não consigam ouvir a sua mensagem. Ofereça feedback honesto de uma maneira que dê apoio. Por outro lado, se você é muito compassivo com as pessoas, sua mensagem pode se perder por que você não está sendo direto o suficiente.

Outro ponto importante é evitar os rótulos. Por exemplo: as pessoas não são agressivas, mas podem ter comportamentos agressivos.

Restrinja o feedback a coisas que você sabe com certeza. Fale sempre baseado em fatos e dados. Um feedback sobre algo que você não tenha certeza faz com que a confiança fique abalada. Se você tem dúvidas, pergunte.

Via: RH Central