Evasão escolar é um dos principais desafios do país

Google Imagens

A evasão escolar em cursos de tecnologia é um dos principais desafios enfrentados pelo país, de acordo com a 5ª edição do Índice Brasscom de Convergência Digital (IBCD), apresentada pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). “A educação foi diagnosticada como uma das áreas mais críticas entre as dez dimensões analisadas pelo IBCD”, afirma Nelson Wortsman, Diretor de Infraestrutura e Convergência Digital da Brasscom. O estudo aponta que apenas 85 mil estudantes concluem os cursos superiores de educação tecnológica, o que representa em torno de 18% das mais de 460 mil vagas.

As principais razões para a evasão, segundo Sérgio Sgobbi, Diretor de Educação e Recursos Humanos da Brasscom, são: a falta de perfil em tecnologia, já que apenas 11% dos egressos de nível superior são de ciências exatas, enquanto, na China, o número é de 39%; as expectativas não realistas com relação aos cursos de TI; e a falta de base matemática na escola regular, reflexo do investimento anual em educação por estudante, que é aproximadamente quatro a cinco vezes menor do que a média dos países da OCDE para a educação básica e 20% maior na educação superior.

Fonte: RH Central