De casa nova

Google Imagens

Novo livro de Gutemberg de Macedo fala sobre a importância dos primeiros dias de trabalho em um novo emprego

*por Caroline Santana

Numa nova empresa, o sucesso do indivíduo depende do seu primeiro dia de trabalho. Essa é a idéia defendida pelo consultor Gutemberg de Macedo, em seu mais recente livro “Fui Contratado! E Agora?”. A obra apresenta as principais responsabilidades e desafios que uma pessoa enfrenta durante o período de transição profissional, seja por recolocação no mercado, promoção, transferência, entre outros.

Para o autor, não existe uma segunda chance para se causar uma boa impressão. Por isso ele orienta o novo colaborador a realizar uma espécie de auditoria sobre a cultura e a dinâmica da empresa na qual ingressará. Ele destaca a importância de agir com o devido conhecimento sobre os valores, metas, estratégias, padrões de comunicação interna e outros fatores que caracterizam e diferenciam a organização já no primeiro dia de trabalho.

Macedo conforta os profissionais e reitera que, nessa fase, a insegurança é uma sensação normal, e nesse contexto o papel do RH é decisivo. “Cabe ao departamento de gestão de pessoas ambientar e doutrinar o novo integrante da equipe, e acima de tudo, entregar as oportunidades de carreira prometidas e anunciadas no processo de contratação. O RH é a porta de entrada numa empresa”.

O autor acredita ainda que o sucesso de um profissional depende também da atuação de seu líder: “Delegue aos seus colaboradores tarefas que representem um desafio intelectual, que busquem soluções para um problema complexo e que demandem criatividade.” Para Macedo, o “apagão de inteligência” vivenciado pelo mercado de trabalho é, em parte, uma consequência da falta de comprometimento da empresa com a formação de seus funcionários.

Fonte: VocêRH