Confiança: A pedra fundamental da liderança

Confiança: A pedra fundamental da liderança – Quando os colaboradores sentem confiança no seu Líder a tendência delas é segui-los e se deixar influenciar por eles. A confiança é uma espera baseada em probabilidade positiva de que a outra pessoa não agirá de maneira oportunista. A confiança precisa de tempo para ser conquistada.

As extensões que fundamentam o conceito de confiança são: Integridade, Competência, Consistência, Lealdade e Abertura. Confiança e liderança O colaborador precisa ter confiança em seu líder, pois se isso não ocorrer ou se até mesmo ela é perdida, o grupo não terá um desempenho satisfatório, podendo sofrer com isso consequências graves.

Os três tipos de confiança

Nas relações organizacionais temos três tipos de confiança que são: Confiança baseada na intimidação; Confiança baseada no conhecimento e Confiança baseada na identificação.

Confiança na intimidação é o medo do liderado receber uma punição de autoridade no ambiente de trabalho, por não ter realizado uma determinada tarefa.

Confiança baseada no conhecimento onde se concentra a maior parte das relações organizacionais tendo como base o comportamento como resultado histórico de interações. É uma confiança que tem como base à informação. Quanto mais e melhor se conhece alguém, poderá prever o que ela irá realizar. O nível de conhecimento neste caso, não é destruída por falta de comportamento inconsistente, são interações consistentes abertas e honestas e que dificilmente seriam destruídas.

Confiança baseada na identificação construída por funcionários que permanecem nas organizações por vários anos, a maioria das empresas vieram quebrando isso, que logo foi substituído pela confiança baseada no conhecimento.

Temos sete princípios básicos da confiança.

  1. Desconfiança destrói a confiança.
  2. Confiança gera confiança.
  3. O crescimento muitas vezes mascara a desconfiança.
  4. A redução de pessoal (ou downsizing) testa o mais alto grau de confiança.
  5. A confiança aumenta a coesão.
  6. A desconfiança destrói o grupo.
  7. A desconfiança geralmente reduz a produtividade.

O meio de utilizar-se da linguagem para administrar significados chama-se enquadramento. Os líderes quando incluem ou excluem fatos selecionando-os, eles estão enquadrando-se para influenciar o modo como as pessoas veem e interpretam a realidade. A maioria dos líderes trabalha em ambientes caóticos e complexos, existe um artifício considerável em relação aos fatos. A verdade para as pessoas é sempre aquilo que o líder diz ser verdadeiro. Através do enquadramento os líderes definem se as pessoas perceberão as dificuldades, como elas entenderão e se lembrarão delas, e o que elas farão para resolvê-los.

Algumas pessoas podem ser treinadas para ter comportamentos carismáticos e se tornarem um líder carismático, embora exista um número pequeno que acredita que isso não seria possível, pois o carisma é algo inato.

Fonte: RH Portal

Clube do RH

O Clube do RH surgiu das necessidades e desejos de um grupo de profissionais de Recursos Humanos que sentiam a necessidade de falar de gente, entender gente e desenvolver gente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest