Como sobreviver à pressão no trabalho

Google Imagens

Chefe, confira dicas de como evitar conflitos e distrações no ambiente de trabalho, controlar as emoções, saber ouvir funcionários, além dos cuidados essenciais com o comportamento.

1. O chefe: Saiba gerenciar a relação com seu funcionário

Os chefes sempre sabem quando os empregados têm boas idéias e qual o melhor momento de escutá-los. São os chefes que sabem a hora de dar espaço para a interação do funcionário em certas tarefas que exigem mais responsabilidade e maior dedicação. Saber gerenciar bem a relação com o seu funcionário pode trazer bons projetos e boas oportunidades para que o mesmo cresça dentro da empresa.

2. Às vezes é bom ficar em silêncio: Mostre à equipe qual a melhor hora de dar opiniões

Muitos profissionais acreditam que ficar em silêncio pode significar que eles não possuam uma opinião formada com relação a certos assuntos. No desespero para contribuir, muitos funcionários acabam falando demais, o que pode prejudicar sua imagem e a imagem de sua área em discussões importantes ou reuniões com os demais gerentes dentro de uma empresa.

3. Cuidado com o comportamento no trabalho: Preste atenção no seu comportamento

Se você tem um cargo mais elevado dentro de uma empresa, preste atenção em seus hábitos e na maneira como você se expressa diante de seus funcionários. Sua equipe costuma prestar atenção em cada detalhe e, apesar de ser bom ter empregados mais inteligentes que você, é importante ter cautela na hora de realizar suas tarefas.

4. Não perca tempo com treinamentos: Procure maneira mais práticas de treinar seus funcionários

Na hora de treinar um novo funcionário ou explicar um novo processo a um grupo de pessoas, não perca tempo e procure facilitar o aprendizado. É interessante mostrar todo o processo aos profissionais que não estão acostumados a lidar com este tipo de situação, porém há maneiras mais simples e práticas de ensinar novas funções a estas pessoas.

5. A despedida: Não deixe que a saída de um funcionário passe despercebida

Faça com que a saída de um funcionário seja tão dolorosa para ele quanto está sendo para você. É normal que venha um sentimento de culpa quando o profissional que está saindo tem um papel importante dentro da empresa e vai deixar uma lacuna aberta em sua área, porém é essencial mostrar o quanto você ajudou aquela pessoa a crescer.

6.Um mistério a ser desvendado: Saiba identificar o perfil de cada membro da equipe

Atue como se o ambiente de trabalho fosse a cena de um crime. Dentro de sua equipe, quais profissionais seriam melhores como detetives? Quais fariam o papel de bandido? E a vítima? Uma simples análise como esta pode te ajudar a encontrar o perfil de cada uma das pessoas que trabalha com você. Neste caso, seja cruel: use o potencial dos bandidos e elimine as vítimas!

7. Evite distrações: Concentre-se em suas tarefas

Explique aos seus funcionários sobre a importância de não atrapalhar uma reunião importante, mesmo que seja para simples perguntas ou recados. Pequenas interrupções podem tirar você do foco principal da conversa com a outra pessoa

8. Ouça o que os seus funcionários têm a dizer: Saiba escutar a opinião de cada um de seus funcionários

Escutar a opinião de um funcionário descontente e procurar uma maneira de consertar o problema pode fazer com que sua equipe dure muito mais tempo do que o planejado. É importante abrir um canal de comunicação entre você e o restante do grupo, deixando-os confortáveis para reclamar de algo que não estejam de acordo.

9. Procure controlar as emoções da equipe: Não deixe que as relações pessoais atrapalhem o rendimento no trabalho

Relações amorosas entre funcionários podem se tornar um grande problema dentro de algumas empresas. Apesar de terem o livre direito de escolher seus parceiros, uma relação entre duas pessoas dentro do mesmo ambiente de trabalho têm seus prós e contras. Se você tem algum caso parecido dentro de sua equipe, procure conversar com as pessoas envolvidas e explique quais são as regras. Não deixe que uma relação e possíveis brigas entre casais afete o rendimento dentro do ambiente de trabalho.

Fonte: RH Central