Como se sair bem nos testes de fluência de inglês

Google Imagens

Ainda é possível começar a se preparar para os exames em proficiência na língua inglesa TOEFL® (Test of English as a Foreign Language) e TOEIC® (Test of English for International Communication). Existem cursos de seis meses a um ano de duração, que incluem simulados com marcação de tempo para possibilitar a familiarização com os testes.

O TOEIC é o teste de proficiência na língua inglesa de reconhecimento mundial, aceito em mais de 6 mil universidades americanas, e utilizado por mais de 4,5 milhões de pessoas por ano no mundo. É frequentemente exigido em processos seletivos de grandes empresas no Brasil. Já o TOEFL ITP® é procurado sobretudo por candidatos a programas de mestrado e doutorado em universidades brasileiras.

O professor Elvio Peralta, diretor superintendente da PBF, dá dicas para os candidatos serem bem sucedidos nesses exames:

1. Praticar a língua:
“É preciso praticar diariamente, pois a memória tende a descartar informações que não são usadas. A fluência vem com o tempo e a dedicação.”

2. Ouvir, Ouvir e Ouvir:
“É fundamental ter o máximo de contato com o idioma. São bons exercícios ouvir músicas em inglês, assistir filmes e TV com áudio e legendas em inglês, ler em voz alta, participar de intercâmbio no exterior e treinar conversações com os amigos.”

3. Pensar em inglês:
Tentar pensar em inglês; treinar para entender a pergunta no idioma e respondê-la logo em seguida também em inglês, sem traduzir para o português”.

4. Fazer simulados:
“Os simulados oferecem ao aluno a chance de se acostumar com o formato do exame e também com o tempo disponível, que é muito curto.”

5. Evitar “decorebas”
“Não se preocupar tanto em dominar tempos verbais ou recordar regras gramaticais complicadas. O fundamental é a compreensão da língua como um todo.

Fonte: RH Central