Como se livrar de situações delicadas com o chefe

Especialistas dão dicas de como falar não para o chefe, gerenciar muitas tarefas urgentes ao mesmo tempo e como agir quando ele não cumpre o que promete

Imagem Divulgação

Falar não para o chefe é um desafio e deixa nervosos muitos profissionais

Mesmo o melhor dos relacionamentos com o chefe tem lá seus dias ruins e algumas situações no dia a dia corporativo são verdadeiros abacaxis.

Negar ou não concordar com ele nunca é uma tarefa fácil. Gerenciar um mundo de tarefas, todas urgentes, também é complicado. E o que fazer quando o chefe não cumpre o que promete?

Confira as respostas de especialistas com dicas para se sair bem com o chefe nestas três situações e não prejudicar sua carreira:

1 Como dizer não

Tem gente que sua frio e já começa a tremer diante da tarefa desafiadora de ser o porta-voz do não para o chefe. Sandra Oliveira, representante da Dale Carnegie no Brasil, sugere que você deixe o temido ‘não’ para o fim da conversa.

Antes de entrar na sala do chefe, levante os todos os motivos que o levaram a não poder atender ao pedido dele. Ao começar a conversa, explica Sandra, apresente as causas e deixe a consequência – nesse caso, o ‘não’ – para depois.

Perguntar para o chefe se ele pode ajudá-lo a encontrar outra maneira de executar a tarefa, ao fim da conversa, também é uma dica da especialista.

2 Quando tudo é para ontem

Algumas atividades são mais urgentes do que outras, mas nem todos os gestores pensam assim e cobram tudo como se fosse “para ontem”.

Para o especialista em administração do tempo, Fernando Serra, diretor da HSM School of Management e autor do livro “O tempo na sua vida” (Editora Saraiva) se o gestor não prioriza, esta tarefa cabe a você.

A regra de ouro, diz ele, é entender quais projetos se alinham mais com o que o seu chefe precisa naquele momento e dar prioridade a eles.

Outras atividades terão que ser delegadas ou deixadas de lado até você cumprir o que considerar mais importante. Para isso, você precisa entender como o gestor pensa, o que, de acordo com o especialista, acontece com o tempo.

3 O chefe promete, mas não cumpre

A felicidade que vem depois de dedicar-se a uma negociação com o chefe e conseguir a promessa de que o seu pedido será atendido vai por água abaixo quando ele não cumpre o acordo.

Segundo Sandra Oliveira, pode ser apenas esquecimento. Se for esse o caso, de acordo com a especialista, a solução é simples e uma conversa pode refrescar a memória do gestor.

Via: Exame

Clube do RH

O Clube do RH surgiu das necessidades e desejos de um grupo de profissionais de Recursos Humanos que sentiam a necessidade de falar de gente, entender gente e desenvolver gente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest