Como identificar as necessidades da organização na captação de pessoas

A captação de pessoas pode ser compreendida como toda a qualquer atividade da empresa para encontrar e estabelecer uma relação de trabalho com pessoas capazes de atender as suas necessidade presentes e futuras. Essa captação pressupõe, então, a consciência da empresa em relação as suas necessidades. Somente dessa maneira é possível saber quem procurar, onde procurar e que tipo de relação será estabelecido entre a pessoa e a empresa.

A necessidade da empresa deve ser concretizada nos seguintes aspectos para que possa ser elaborado um processo de captação:

1. Perfil profissional

Estabelecendo o espaço de trabalho da pessoa a ser captada e as necessidades de conhecimentos, habilidades e experiência requeridas da pessoa;

2. Perfil comportamental

Desenhando com base no contexto político, social e cultural em que a pessoa irá atuar;

3. Entregas desejadas

Quais são as entregas esperadas da pessoa no presente e no futuro, para que se analise no processo de captação se a pessoa está apta ou não a entregar o que é desejado;

4. Condições de trabalho

Em que ambiente a pessoa atuará e quais os recursos a sua disposição para realizar o trabalho;

5. Condições de desenvolvimento

Quais são os investimentos previstos para a captação da pessoa a ser captada;

6. Condições contratuais

Quais são os vínculos contratuais possíveis para que a pessoa possa realizar seu trabalho.

Nem sempre é possível determinar todos esses aspectos, em razão das circunstâncias. Alguns são definidos durante o processo de captação. O processo será conduzido com maior objetividade à medida que esses aspectos forem definidos previamente.

Fonte: RH Central