Como fazer uma avaliação dos cargos por pontos

Como fazer uma avaliação dos cargos por pontos

Para a diferenciação dos cargos na empresa, podem ser empregadas diferentes metodologias. Como prática, verificamos que, quando a empresa possui em uma mesma família de cargos uma quantidade inferior a 50, é mais rápida uma metodologia mais simples, como abordagens não quantitativa ou comparação de fatores. De forma sintética, a avaliação dos cargos por pontos pode ser descrita nos seguintes passos:

1. Definição, para determinada família de cargos, dos fatores a serem utilizados para a avaliação. Esses fatores tendem a ser agrupados em duas categorias: exigências sobre o ocupante do cargo, como formação, experiência, característica pessoais etc., e exigências impostas pelo cargo, como responsabilidades, supervisão, contatos internos e externos;

2. Estabelecimentos de graus crescentes de complexidade para cada fator. Esses graus devem ser relevantes para a família de cargos a ser analisada, como, por exemplo: em uma família de cargos administrativos, seria interessante graduar a formação em função do grau de escolaridade; já para uma família de cargos gerenciais em que a empresa exige como escolaridade mínima curso superior, a mesma forma de graduação utilizada para os cargos administrativos seria inadequada;

3. Estudo da escala de diferenciação dos fatores entre si e dos diversos graus dentro dos fatores. Normalmente, nessa fase é realizado um teste de consciência dos fatores e estabelece-se uma correlação entre a pontuação recebida pelos cargos e o salário atribuído a eles pela empresa ou pelo mercado.

 

Fonte: RH Central

Clube do RH

O Clube do RH surgiu das necessidades e desejos de um grupo de profissionais de Recursos Humanos que sentiam a necessidade de falar de gente, entender gente e desenvolver gente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest