Como conseguir um aumento de salário em 2012

Especialistas mostram como é possível pleitear uma remuneração maior sem queimar sua reputação no trabalho.

Aumento de salário em 2012

A combinação das pendências das festas de fim de ano com as contas típicas de janeiro fazem qualquer um começar 2012 com a ideia latente de que o salário atual não dá conta do recado. Mas, antes de rumar para a sala do chefe e exigir um reajuste salarial, é preciso se preparar e colocar a si mesmo em xeque.

Ao pedir aumento, você precisa apresentar razões bem fundamentadas para explicar porque quer ganhar mais”, diz Fernanda Campos, diretora da divisão M3 da consultoria Mariaca. Confira como se preparar para isso:

1. Conheça a cultura:
Entender como funcionam os processos da empresa em que você trabalha é fundamental na hora de cogitar mais dígitos na conta bancária todo fim de mês. “Não adianta nada pedir um aumento se a empresa não trabalha com faixas salariais, por exemplo”, diz Oshry Vidal, gerente da área de expertise Hays Retail e da prática de vendas da expertise Hays Sales & Marketing da consultoria HAYS Recruiting experts worldwide.

Por isso, o primeiro passo para colocar a resolução de ganhar mais em prática é descobrir como a empresa pensa as políticas de remuneração dos funcionários. A companhia se baseia em faixas salariais? Faz avaliação de desempenho? Dá aumentos contínuos para um mesmo funcionário?

Essas informações serão a base da maneira como você abordará o seu gestor. Por exemplo, se você já está no topo da sua faixa salarial, terá que investir em um pedido de promoção e não de aumento.

2. Não fique alheio ao mercado:
O cenário externo à realidade da empresa também deve entrar na equação. Verifique como a concorrência está respondendo à crise e quais são as perspectivas para este ano. É fundamental analisar também quais as condições dos clientes e fornecedores da companhia em que você trabalha.

Olhe para as perspectivas dentro da sua empresa. “O profissional precisa fazer um raciocínio bem lógico sobre o que está acontecendo na companhia”, diz Fernanda. Se o cenário for nebuloso, espere pelo momento adequado, afirma a especialista.

3. Avalie-se:
Independente do contexto da empresa e do mercado, é preciso olhar para dentro de si criteriosamente e checar se seu bolso é realmente digno desse dinheiro a mais. “O profissional precisa refletir se a atuação dele está atendo às expectativas da empresa ou do líder”, diz Fernanda.

Neste caso, ganha pontos (ou argumentos) o profissional que for além daquilo que a empresa espera dele. Em outras palavras, para ganhar um aumento, não vale apenas alcançar todas as metas, mas superá-las.

4. Prepare o terreno :
Para Oshry, da Hays, o ideal é ter uma conversa informal com seu gestor direto para checar quais são suas chances. “Após ter um bom resultado, chame-o para uma conversa para ouvir a opinião dele sobre sua pretensão de pedir um aumento”, diz a especialista.

Fonte: Exame

A partir da opinião dele, muna-se de dados e informações que comprovem que você, realmente, é digno daquele aumento.

5. Seja natural:
Aproveite as avaliações formais de desempenho para tornar clara e oficial sua intenção. “Com base em bons fatos e dados de projetos e resultados, faça o pedido. Mas não num tom ameaçador”, diz Oshry. “Tem que ser uma conversa. O aumento salarial tem que acontecer a partir de um processo natural. Seu pedido não pode ser uma surpresa para o gestor”.

6. Se receber um não…
Não feche a cara, não ameace sair da companhia, não se faça de vítima. Antes, utilize a situação para seu próprio crescimento. “Busque entender porque aquele momento não é propício para o aumento salarial e quais as competências que você precisa ter para conseguir esse reconhecimento financeiro”, diz Fernanda.

 

Fonte: Exame

Clube do RH

O Clube do RH surgiu das necessidades e desejos de um grupo de profissionais de Recursos Humanos que sentiam a necessidade de falar de gente, entender gente e desenvolver gente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest