BusinessWeek lista empresas mais inovadoras do mundo

Apple, Google e Microsoft figuram nos três primeiros lugares, respectivamente. Petrobrás aparece na 41ª posição

O iPad, lançado pela Apple em janeiro deste ano, revolucionou o mercado dos aparelhos portáteis

São Paulo – Ranking publicado nesta semana pela revista americana Bloomberg BusinessWeek coloca as 50 empresas que mais se destacaram no mundo pela inovação em 2009. Os gigantes da tecnologia, Apple, Google e Microsoft, são os líderes, seguidos pela IBM.

Entre as principais e mais recentes novidades, a Apple trouxe o iPhone 3GS, além do tão esperado iPad, lançado em janeiro de 2010. Já o Google criou a plataforma multifuncional Google Wave, o sistema operacional Android para smartphones e, agora, planeja lançar a internet Fiber, com conexão até cem vezes mais rápida do que a média utilizada pelos americanos. A Microsoft aperfeiçoou o Windows Vista e lançou o Windows 7. O próximo passo será o Microsoft Outlook 2010, que sincroniza e-mail, contatos e aplicativos de mídias sociais.

A seleção da lista foi feita com base nos dados da Boston Consulting Group, empresa americana de consultoria. Em dezembro do ano passado, um questionário de 21 perguntas foi enviado a executivos sênior do mundo todo para saber quais companhias foram mais inovadoras no ano passado. No total, foram 1.590 respostas, que serviram de ponto de partida para o resultado final.

Mesmo tendo o pódio encabeçado por empresas norte-americanas, desde que o ranking anual foi inaugurado, em 2005, esta é a primeira vez que a maioria das empresas vem de fora dos Estados Unidos, sendo 22 americanas e 28 estrangeiras. A razão atribuída para isso é o surgimento e a expansão de empresas asiáticas. A japonesa Toyota, quinto lugar, é a líder das orientais na lista.

A Petrobrás é a única brasileira do ranking. A companhia aparece na 41ª posição. Saiba mais na matéria “Petrobras está no 41º lugar em inovação no mundo”

Fonte: Portal Exame

Um comentário em “BusinessWeek lista empresas mais inovadoras do mundo

• 24 de Janeiro de 2012 em 9:37