Brasileiro quer autonomia no trabalho

De acordo com pesquisa, liberdade é a necessidade motivacional mais presente nos profissionais brasileiros

Pesquisa realizada pela consultoria Fellipelli mostrou que 58% dos profissionais brasileiros necessitam de autonomia no ambiente de trabalho e se sentiriam mais à vontade para trabalhar de maneira independente. O levantamento, realizado no segundo semestre do ano passado, contou com a participação de 300 profissionais.

Segundo a pesquisa, 75% das pessoas demonstraram atuar em prol dos interesses coletivos e apresentaram mais facilidade em trabalhar em equipe. Já as suas reais necessidades motivacionais apontaram outros resultados. Ao todo, 44% dos profissionais apresentam necessidade de obter vantagens e reconhecimentos individuais, contra 1% que realmente age de modo mais competitivo no convívio social. Do total de indivíduos que aparenta acreditar que a recompensa coletiva é mais importante que a individual, apenas 17% precisam realmente de um ambiente idealista e voltado ao bem comum para se sentirem motivadas.

O estudo também revela que 73% dos profissionais possuem atitudes voltadas para a ação (comportamento visível), mas esse número cai para 36% quando tratamos da necessidade de ação como fator de motivação (necessidade oculta). Apenas 8% dos entrevistados costumam levar mais tempo refletindo antes de tomar decisões relacionadas ao trabalho. Quando analisados os anseios pessoais, 46% preferem refletir mais antes de decidir.

De acordo com o levantamento, 70% dos profissionais são adaptáveis a ambientes mais regrados, pois geralmente são organizados e atuam dentro dos padrões estabelecidos. Quando observadas as suas necessidades motivacionais, apenas 28% necessitam desse tipo de ambiente.

FONTE: VocêRH