A importância de saber falar em público

Google Imagens

O ato de se comunicar exerce um papel de extrema importância na realização do ser humano. É através desse importante exercício que nos é possível interagir, influenciar, explicar de maneira clara e se impor em reuniões e perante aos desafios da vida. Aliados à fala estão a gesticulação, postura, olhar, voz e expressões faciais que juntos auxiliam na exata transmissão da mensagem. Com todos esses itens, o interlocutor ficará satisfeito, resultando em um excelente feedback.

Boa impostação de voz, português correto (preferencialmente a norma culta), junto de expressões faciais e gesticulações relativas, são capazes de conquistar e convencer determinado público. Para cada tipo de público vale uma técnica, assim como uma linguagem adequada.

Márcia Dolores Rezende, psicóloga e diretora do Instituto Saber, explica que o auditório deseja um orador inédito, com idéias inovadoras e expressões autênticas. “Falar bem em público significa permitir que nosso jeito de ser apareça claramente, e o bom comunicador, quando treinado para isso, consegue expressar sua individualidade naturalmente. Observo que a maioria dos alunos de oratória quer interpretar, representar um papel, isto é, esconder-se em um personagem, o que nunca dá certo”, explica.

Para obter um bom resultado ao falar em público, além de muita prática, é necessário muito treino. Começar falando para um pequeno público e ir aumentando este número é uma das técnicas possíveis. Um bom curso de oratória auxilia o aluno no preparo para se comunicar com um público, com segurança e autenticidade, seja qual for a situação.

Fonte: RHCentral

Um comentário em “A importância de saber falar em público

• 21 de Fevereiro de 2011 em 20:08

bastante esclarecedora