A importância de campanhas de incentivo à leitura

Leitura

A leitura possibilita o surgimento de seres humanos mais críticos e mais questionadores. Também nos capacita a atingir às necessidades competitivas do mercado, possuir maior habilidade de diálogo e lutar por um ideal. Só poderemos entrar nesta nova direção se buscarmos o conhecimento de forma contínua e exploratória. Quanto mais conhecemos, mais nos motivamos a conhecer.

A Campanha do Saber incentiva à leitura e pode criar um saudável hábito. É um projeto rico que promove a capacitação intelectual e busca cruzar o conhecimento adquirido por meio da leitura, com os projetos e rotinas da empresa.

Por meio da leitura é possível valorizar ainda mais a capacitação intelectual de cada colaborador e, consequentemente, estimular a opinião e as ideias que otimizam de maneira contínua os resultados da empresa.

A UNESCO recomenda uma livraria para cada 10 mil pessoas. No Brasil, com 190 milhões de habitantes, temos 2,7 mil livrarias, ou seja, somente uma para cada 70 mil habitantes.

Como afirma Daniel Pennac, hoje considerado um dos mais importantes e populares autores da literatura francesa, o ler não admite a obrigação. Quando a leitura é imperativa ela se resume ao enfado. Desta forma, a adesão à Campanha do Saber é voluntária. Assim, movidos pela curiosidade, pelo desejo de aprender e de se tornar mais aptos aos desafios de nosso cotidiano, os colaboradores se inscrevem na Campanha.

Os participantes têm acesso a uma lista de livros, na qual os títulos são cuidadosamente escolhidos para que um bom conteúdo seja lido. Todos os livros abordam, de alguma forma, casos de sucesso e de personalidades que fizeram a diferença no mundo dos negócios.

Após a leitura, o colaborador desenvolve um projeto envolvendo o conteúdo lido e sugere ideias praticáveis no dia a dia da empresa. Os projetos devem ser entregues para um consultor independente, a fim de que os melhores trabalhos sejam escolhidos de forma totalmente imparcial. Os primeiros colocados ganham uma verba para investir em educação e em cultura. Os também participantes serão homenageados pela participação. A Campanha tem a duração de três meses, e uma metodologia a ser aplicada ao trabalho será apresentada no lançamento da campanha.

Acredito que o maior resultado para todos está no conhecimento adquirido e no valor que se instala na vida daquele que leu. Está no maravilhoso fato de iniciar o caminho de não ser mais refém do incontestável. Cada um lê com a alma que tem e interpreta segundo sua vivência, reafirmando a releitura. Sendo assim, fica claro que o leitor será quem, de agora em diante, escreverá a sua própria história!

Fonte: RH Central