A busca por profissionais qualificados

Google Imagens

Nos dias 19 e 20 de julho, a HR Academy promoveu o evento “Apagão de Profissionais”, em São Paulo. Um workshop para tratar de um assunto determinante para a continuidade do crescimento da economia brasileira: a busca por profissionais qualificados.

O tema foi abordado pela Wiabiliza e contou com palestrantes das empresas Odebrecht, Petrobras, Natura, IBM, Contax, Andrade Gutierrez e Gafisa.

Durante a palestra “Estratégias para captação, formação e retenção de mão de obra”, os executivos da empresa, Jorge Ruivo, José Antonio Prudente de Siqueira e José Jacques Memran, debateram com o público presente o cenário na área de recursos humanos no Brasil.

Ao mesmo tempo em que a falta de pessoal capacitado ameaça o desempenho econômico do Brasil – alguns setores, inclusive, já estão reduzindo investimentos por conta desse problema, a expansão econômica aquece o mercado e faz aumentar a demanda por profissionais qualificados nas mais diversas áreas, como: infraestrutura (construção civil, residencial, obras públicas, comerciais, industriais, energia), óleo e gás, tecnologia da informação, química e farmacêutica. Como resultado, há uma acirrada concorrência entre as empresas.

Por outro lado, os trabalhadores ganharam maior poder para negociar salários mais altos, o que ajuda a pressionar os custos das empresas. As empresas inevitavelmente acabam fazendo repasses para os preços, gerando aumento de preços e inflação.

Fonte: RHCentral