5 idéias para elevar a produtividade

Google Imagens

*por Christian Barbosa

Em treinamentos, palestras e artigos sempre falo da importância de se ter uma lista das tarefas que não devem ser feitas. No livro “Mais Tempo Mais Dinheiro”, dedicamos um capítulo inteiro a esse tema. Na última HSM ExpoManagement o Jim Collins, considerado sucessor de Peter Drucker, falou que todos os CEOs deveriam ter uma lista de atividades a serem eliminadas do seu tempo.

Para um empreendedor/diretor, ter isso muito claro é vital. Aproveitando que o ano está começando, selecionei alguns itens que poderiam ser pensados para compor a sua lista pessoal:

1. Atividades operacionais – Se você fica o tempo todo em atividades operacionais, você trabalha “NO” negócio e não “O” negócio de forma mais ampla. Talvez esse modelo esteja impedindo a empresa de crescer, de descentralizar decisões ou até de permitir que você tenha mais tempo para sua vida. Como sugestão, se você usar o Neotriad ou o MS Outlook, pode classificar essas tarefas como circunstanciais ou colocar uma categoria específica. Depois, analise sempre a semana anterior, para ter uma clareza do que anda acontecendo;

2. Reuniões sem objetivo definido – Quantas reuniões participamos por conveniência ou porque simplesmente não queremos dizer não? Só agende reuniões que tenham um resultado claro para você, todas as outras não aceite ou mude o meio (Skype ao invés de presencial, por exemplo);

3. Pular de ideia em ideia – Seja mais seletivo, saiba diferenciar oportunidades de perdas de tempo;

4. Controlar o horário da equipe – Se você tem essa mania de controlar se seu assistente chegou às 8h ou 8h10, fique sócio da Dimep, que é uma indústria de relógios de ponto. Controle resultados, projetos, entregas, e não horários de forma minuciosa. Cada vez mais horário será coisa do passado. Com trânsito, enchentes, Internet, temos de ser flexíveis. Se a pessoa funciona melhor chegando às 10hs e saindo às 20hs, porque não ser mais flexível?

5. Adiar férias – Relaxar é um item que precisa ser priorizado e não deixado de lado. Trabalhar freneticamente, sem pausas, mata sua produtividade, sua criatividade e deixa você mais chato. Tire férias curtas (3 a 5 dias) e várias vezes ao ano, o resultado é melhor.

E você, o que acha que precisa parar de fazer para sua empresa e/ou sua vida começar a evoluir?

*Christian Barbosa é o maior especialista no Brasil em administração de tempo e produtividade. Fundador da Triad PS, empresa multinacional especializada em programas e consultoria na área de produtividade, colaboração e administração do tempo.

Fonte: VocêRH

Clube do RH

O Clube do RH surgiu das necessidades e desejos de um grupo de profissionais de Recursos Humanos que sentiam a necessidade de falar de gente, entender gente e desenvolver gente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest