4 desafios para estagiários e como se sair bem neles

Imagem Divulgação
Imagem Divulgação

O que parece corriqueiro para quem já está há algum tempo no mercado de trabalho pode tirar o sono de um estagiário e causar “aquele” frio na barriga.

Os jovens que começam a dar os primeiros passos na carreira por meio de um estágio ficam mais ansiosos quando se veem tendo que desempenhar tarefas importantes sem acompanhamento do chefe.

É o que mostra uma recente pesquisa da Page Talent com 550 estagiários entre 18 e 25 anos. Confira os principais desafios para os estagiários, (segundo eles mesmos) e qual a melhor forma de aproveitar a chance para impressionar os chefes e se destacar na organização:

1 Fazer uma apresentação para os diretores

Para 42% dos entrevistados pela consultoria disseram que encarar os diretores em uma apresentação é o que mais os assusta. Ser escalado para fazer uma apresentação para a diretoria da empresa é uma prova de fogo para eles. “Significa ser avaliado”, lembra Manoela Costa, gerente da Page Talent no Brasil.

Dica: Ao fazer uma apresentação para a diretoria da empresa, faça a leitura do ambiente em que você está inserido, recomenda Manoela.
“Se for um ambiente mais formal, não dá para querer ser engraçadinho, espontâneo e fazer piada”, diz a gerente da Page Talent.

De acordo com ela, a percepção do ambiente é importante para que você não fique tão focado no que vai falar e se esqueça do que está acontecendo a sua volta.

2 Tocar processos sem supervisão

Realizar tarefas e tocar processos sem o acompanhamento do chefe é o maior desafio na opinião de 32% dos entrevistados na pesquisa. “É um desafio porque os estagiários enxergam que é uma oportunidade de crescer”, diz Manoela.

Dica: Encare a autonomia como a sua chance de se destacar. Mas, de acordo com a gerente da Page Talent, não deixe de tirar todas as dúvidas para se sair bem na tarefa. “Pergunte aos seus colegas, busque informações de outras fontes, se for preciso”, sugere. Expandir o horizonte e procurar informações com outros profissionais e gestores na empresa é também uma forma de transitar por outros ambientes, o que é sempre benéfico para a sua carreira.

3 Ir sozinho a uma reunião com clientes

Encontrar sozinho um cliente para uma reunião é uma provação para 18% dos entrevistados pela Page Talent. “Apesar de trazer nervosismo, os jovens se sentem valorizados quando têm este tipo de exposição”, diz Manoela.

Dica: Caso precise representar seu chefe em uma reunião, procure ser objetivo e saiba exatamente qual é o limite da sua atuação. Ter em mente até onde você pode ir e decidir é fundamental para não ter dor de cabeça depois. “O estagiário não deve fazer nada que não seja da alçada dele”, recomenda Manoela.

4 Dar treinamento para uma equipe de novatos

Ser chamado para dar um treinamento para uma equipe de novatos é o que mais causa frio na barriga de acordo com 8% dos entrevistados.

“É algo diferente. Porque uma coisa é saber usar bem o Excel, por exemplo, outra coisa é transmitir esse conhecimento e ensinar os outros a usar o programa”, diz Manoela.

Dica: “Ache uma forma de ser didático”, recomenda Manoela. Fuja de qualquer atitude que transpareça prepotente. “É não se esquecer de que há bem pouco tempo, ele estava no lugar destes novatos”, lembra Manoela. Por isso, coloque-se no lugar dos outros, tente criar empatia para conquistar seus “alunos”.

Via: Exame 

Clube do RH

O Clube do RH surgiu das necessidades e desejos de um grupo de profissionais de Recursos Humanos que sentiam a necessidade de falar de gente, entender gente e desenvolver gente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest