10 sugestões para valorizar os canais de comunicação interna

Imagem Divulgação

Muitas empresas fazem investimentos significativos nos canais de comunicação interna, com o objetivo de estreitar o relacionamento com os colaboradores e evitar que ruídos tomem conta dos corredores e comprometam o clima organizacional. Isso, obviamente, fortalece a gestão e se torna um diferencial estratégico. Contudo seja qual for o veículo de comunicação utilizado pela empresa, esse não pode ser apenas considerado um espaço onde as informações corporativas serão simplesmente “reunidas”. É preciso que exista um diferencial, um conteúdo que seja rico e que atraia a atenção e a fidelização dos leitores, que nesse caso, são os funcionários. Confira abaixo, dez sugestões que podem enriquecer os canais de comunicação interna da sua empresa.

  • 1 – Carta ou Espaço para Alta Direção. Se a empresa optar por um periódico, seja impresso ou virtual, é relevante que a diretoria aproveite esse espaço para enviar uma mensagem aos seus profissionais. Isso fará com que a diretoria aproxime-se dos diversos níveis hierárquicos que nem sempre tem chance de manter contato. Isso demonstrará aos leitores, no caso os colaboradores, a importância que eles têm para a sempre se manter próxima do leitor (colaboradores) e demonstrar a importância deles para a companhia.
  • 2 – Como já é do nosso conhecimento, muitas empresas e profissionais renomados já se viram envolvidos em situações delicadas porque não tiveram a preocupação de manter uma comunicação clara e objetiva com o ambiente corporativo. Como consequência, rumores e fofocas ganharam proporções que poderiam ter sido evitadas. Os veículos de comunicação interna devem ser usados para divulgação de informações que relacionadas à empresa e que envolvam diretamente os colaboradores. Por exemplo, se um profissional do alto escalão ou alguém que tenha um poder de influência diante dos demais precisou ausentar-se por um motivo pessoal, informe que brevemente o colega voltará às suas atividades brevemente. Evite, por exemplo, que alguém aproveite a situação para fantasiar que ocorreu uma demissão sem justa causa.
  • 3 – Para que um canal de comunicação torne-se atrativo, ele precisa ter uma linha editorial que venha atender não apenas às expectativas da empresa, mas também às necessidades dos funcionários. Se a organização estimula a conquista de metas com premiações, deve-se valorizar essa ferramenta para junto aos profissionais. Se as premiações forem semestrais, deve-se enfatizar como é possível que cada um torne-se um candidato para conquistar uma viagem, um bônus ou qualquer outro diferencial oferecido pela empresa.
  • 4 – A responsabilidade social das empresas não serve apenas para trabalhar a imagem da instituição junto à população ou aos stakeholders, mas também ao público interno. Por esse motivo, caso a companhia invista em ações dessa natureza, informe aos colabores e como esses, por sua vez, podem tornar-se voluntários de algumas ações. Estimule a participação dos funcionários.
  • 5 – A empresa está prestes a passar por um momento de mudança, graças à implementação de um programa interno? Os canais de comunicação interna são ótimas ferramentas de divulgação para que novos programas ganhem um reforço junto à quebra de resistência dos funcionários. Quanto mais as inovações forem esclarecidas e desmistificadas, mais chances o processo terá chances para alcançar o êxito esperado.
  • 6 – Mantenha a Agenda do seu veículo sempre atualizada. Isso vale para a divulgação de treinamentos, eventos comemorativos, entre outros. Lembrando de informar corretamente as datas, os horários e os locais onde ocorrerão os mesmo. Dessa forma, os colaboradores poderão programar-se com antecedência e aproveitar as oportunidades seja essas de desenvolvimento ou de lazer.
  • 7 – A empresa apareceu na mídia? Recebeu alguma premiação que a faz se diferenciar da concorrência? Faça os colaboradores terem orgulho de integrarem essa equipe e terem a certeza de que essas conquistas também são resultado da soma de esforços, de um trabalho em equipe. Faça referência de em qual veículo externo de comunicação a organização ganhou destaque (jornal, TV, rádio ou internet). Se possível, para esse último, divulgue link para que as pessoas possam acessar o conteúdo.
  • 8 – Utilize o espaço dos canais de comunicação interna para resgatar os principais fatos que marcaram a história da empresa através de fotos ou textos. Valorize a cultura organizacional, reforçando sempre a missão, a visão e os valores corporativos.
  • 9 – Sempre é bom quebrar um pouco da “informalidade” dos canais internos, para torná-los mais atraentes para os leitores. Lógico que dedicar espaço significativo sobre a empresa é relevante, mas criar um “Espaço do Funcionário”, pode se tornar um plus para cativar os leitores. Nessa parte do informativo, pode-se dar abertura para os profissionais que foram destaque do mês, entrevistas com aqueles que participam de competições esportivas e conquistaram títulos, os que possuem algum dom para pintura, esculturas, artesanatos. Valorizar esse lado dos profissionais ajuda a humanizar a empresa, além de estimular essas pessoas a continuarem a acreditar em seus próprios talentos. Aniversariantes do mês também são bem-vindos nessa dos informativos.
  • 10 – Outro diferencial que pode atrair os leitores e que sempre agregam valor aos canais de comunicação interna são os temas genéricos e de interesse não relacionados apenas ao negócio como, por exemplo, a importância de manter uma alimentação saudável, praticar esportes, deixar de fumar, realizar check-ups periódicos, educação financeira, entre outros. Dessa forma, o veículo também fará uma prestação de serviço valiosa a todos os profissionais.

Via: RH.com 

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