10 erros bobos no currículo que podem custar uma vaga de emprego

Imagem Divulgação

Veja algumas dicas para otimizar as informações do seu currículo e não prejudicar seu desempenho na hora da entrevista

Fazer um currículo pode parecer algo simples: você coloca os seus dados escolares e profissionais, cursos, especificações e algumas considerações. Mas saiba que pequenos detalhes, coisas que nem nós mesmos percebemos às vezes, podem fazer toda a diferença na hora de conquistar uma oportunidade no mercado de trabalho.

Pensando nisso, o site New Scientist listou dez itens um tanto corriqueiros que podem influenciar nas decisões dos empregadores em não contratarem você. O curioso é que muitos deles afirmam notar esses tipos de erros o tempo todo. Veja abaixo algumas dicas para otimizar as informações do seu currículo e evitar prejudicar o próprio desempenho na próxima vez em que for se candidatar a uma vaga.

1. Muitos detalhes

Vários dados podem ficar de fora do seu currículo, como telefones demais, por exemplo – o seu celular e o número residencial já são suficientes. Evite nomes de referência, salários por posição e endereço de empresas ou escolas. Isso tudo, se necessário, será solicitado posteriormente.

2. Muito espaço em branco

Não precisa deixar o currículo tão cheio a ponto de parecer um jornal, mas um currículo de meia página pode mostrar que você não tem trabalhos ou experiências suficientes de vida. Mesmo que você nunca tenha tido um emprego, deve ter feito pelo menos um trabalho voluntário, atividades extracurriculares ou tido posições de liderança. Não apresente um currículo mostrando apenas seu objetivo.

3. Segunda página

Não faça um currículo com duas páginas, a menos que simplesmente liste referências na segunda. Se você não conseguir fazer um currículo em até uma página, pode dar a impressão que falta capacidade de se comunicar de forma sucinta – que tem se tornado cada vez mais crucial no nosso mundo de redes sociais.

4. Foto

Muitas pessoas cometem o erro de colocar uma foto de si mesma no currículo, talvez com a ideia de que a boa aparência vai ajudar a conseguir uma entrevista. No entanto, uma companhia não pode considerar, na teoria, uma imagem na hora de determinar se você está ou não qualificado para a vaga. Várias organizações descartam imediatamente currículos com fotos. Por isso, só coloque uma figura caso solicitem.

5. Dados imprecisos

Tome sempre cuidado para colocar títulos, responsabilidades e período em que você trabalhou em uma empresa de maneira consistente e correta. Imprecisões no currículo podem causar grandes problemas em entrevistas.

6. Fatos que distraem

Conheça a linha que separa as boas informações de muita informação. Listar premiações ou vitórias desnecessárias podem causar má impressão. Certos dados causam mais distração do que adição positiva no currículo.

7. Escola primária

Não é recomendado colocar a instituição onde você completou seu ensino fundamental. O importante para o empregador são os graus universitários e formação profissional.

8. Passatempos estranhos

Não coloque hobbies ou interesses estranhos em seu currículo. Há melhores maneiras de mostrar sua individualidade.

9. Fontes e tipologia bobas

Já imaginou um empregador olhar para o seu currículo com fonte em Comic Sans, letras coloridas ou qualquer tipologia gritante? Essa é, sem dúvida, uma péssima forma para se elaborar um bom currículo.

10. E-mails “fofinhos”

Nada de usar contas de e-mails bonitinhos que você tinha na sua adolescência. Se você ainda usa logins como [email protected], [email protected], e tantos outros exemplos, é hora de criar um e-mail mais sério, profissional e com menos brincadeiras.

Via: Olhar Digital

Um comentário em “10 erros bobos no currículo que podem custar uma vaga de emprego

• 4 de abril de 2012 em 16:21

Boa tarde!

Gostaria de mandar meu currículo para ser analisado.

Poderia?

Pois estou procurando uma recolocação no mercado de trabalho.

Resposta