10 dicas para falar em público

Arquivo Blog Mulher em Pauta

A jornalista Cristiane Moraes cita em seu blog 10 dicas para ajudar a falar melhor em público, evitar constrangimento e transmitir todo o conteúdo proposto. Veja abaixo:

1 – Prepare-se

Faça um pequeno roteiro das questões que vai abordar e o que gostaria de ensinar para o público. Como eu não tive muito tempo para isso acabei falando de alguns temas do próprio blog, como economizar nas pequenas coisas e planejar melhor os gastos. Mas adianto que essa não é a melhor alternativa porque perde a noção do tempo.

2 – Respire e Beba Água

Incrível como quando estamos em público a respiração acelera e a voz começa a sumir. Isso sempre acontece comigo e mesmo com muitos exercícios que aprendi na fonodióloga, nessa hora a única coisa que funciona é respirar e beber água para voltar ao ritmo de tempos em tempos, principalmente nos primeiros 10 minutos. Lembre-se que está aquecendo, então pegue leve com você.

3 – Confie e seja você mesmo

Se você está falando sobre um determinado assunto que escolheu e já estudou ou escreveu, domina o conteúdo e ninguém melhor do que você para falar sobre isso, não é mesmo? Acho que essa dica serve para quem vai apresentar uma monografia ou tese.

4 – Improvise

Se bater aquele branco ou o equipamento travar, todos vão perceber, então não precisa disfarçar. Converse com a plateia, tente fazer uma interação entre os participantes. Eu fiz isso, justamente porque não ter ideia do tempo que estava falando e foi ótimo. Elas me deram ótimas contribuições para direcionar o restante do bate papo.

5 – Conheça o público

Isso é muito importante porque vai mostrar que se importa com os ouvintes. Para mim essa parte acho que foi mais fácil, apesar de achar que muitas leitoras são jovens, eu tinha mulheres mais velhas me assistindo e foi estranho parecer estar ensinando, por exemplo, minha mãe como organizar as contas. Mesmo assim, não deixe isso te abalar ou desconcentrar.

6 – Dê exemplos

Fale das suas experiências ou se preferir de outra pessoa, mas é sempre bom que as pessoas se identifiquem com a situação para aproximá-la e criar laços.

7 – Forneça conteúdo

Se for falar sobre algo você estudou algo ou alguém, cite essas fontes, enriqueça com as informações  e mostre o caminho para eles conhecerem mais.

8 – Aceite o nervosismo

Já entrevistei palestrantes famosos que me confessaram que também ficam nervosos sempre antes de uma palestra. Então por que eu ou você não poderíamos ficar? Entenda que  falar em público é sempre diferente e que o suor nas mãos é totalmente compreensível.

9 – Jamais peça desculpas

Calma, não quero que seja rude, mas não se desculpe por problemas de saúde, pela voz rouca ou pelo sotaque. Isso só vai atrair mais atenção para o fato. Um exemplo prático disso é:  “não repare a bagunça”. Não tinha percebido, mas agora você olha para todos os cantos possíveis.

10 – Aproveite

Curta o momento e sinta a sensação gratificante de passar adiante algum conhecimento. Talvez para você não seja tão importante, mas para a outra pessoa pode fazer uma enorme diferença. Percebi isso quando as pessoas vieram se despedir de mim. Um simples exemplo que citei que foi “Como seria o seu dia perfeito” despertou em uma delas a vontade de planejar esse dia. Só esse exemplo já faz com que todo esse nervosimo, tempo e exposição valha a pena.

Veja mais no blog Mulher em Pauta

FONTE: Mulher em Pauta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Pin It on Pinterest