10 curiosidades surpreendentes sobre a língua inglesa

ingles

* Escrito por Rosangela Souza, fundadora e sócia-diretora da Companhia de Idiomas e da ProfCerto

Inglês é uma língua muito rica. Por isso, até quem a usa todos os dias desconhece muitas das suas peculiaridades.

Esta semana, reunimos 10 curiosidades surpreendentes sobre o idioma. Confira:

1. O inglês “nativo” tem muitos sotaques e endereços. Ele pode ser britânico, escocês, irlandês, americano, canadense, caribenho, africano, asiático, australiano etc. Isso sem falar nas línguas crioulas e pidgins.

2. A língua tem 26 letras e 44 sons. As 26 letras são usadas para representar os 44 sons de 650 maneiras diferentes.

3. “S” é a letra que mais inicia palavras em inglês.

4. “Strengths” é a maior palavra da língua com apenas uma vogal.

5. “Rhythm” é a palavra mais longa sem vogal.

6. As duas frases mais curtas da língua inglesa são: “Go!” e “I am”.

7. As palavras “ewe” (ovelha) e “I” (eu) não têm nenhuma letra em comum, mas têm a mesma pronúncia. “Eye” (olho) e “I” também.

8. “Set” é a palavra com mais definições diferentes em inglês (algo em torno de 450!).

9. A palavra “alphabet” é formada pelas duas primeiras letras do alfabeto grego: alpha e bēta.

10. A frase “The quick brown fox jumps over the lazy dog” contém todas as letras do alfabeto inglês. Frases como essa são chamadas de pangramas ou pantogramas (do grego “pan” ou “pantós”, todos, e “grama”, letra).

Fonte:
Exame